NOVO INSTRUMENTO "CAÇADOR DE PLANETAS" DESCOBRE OLHO DE SAURON NO ESPAÇO



O SPHERE, instrumento do Observatório Europeu Austral (ESO) para exploração de novos exoplanetas foi inaugurado e, imediatamente, registrou nada menos que o Olho de Sauron.
A esplêndida fotografia não tem nada a ver com o demônio de “O Senhor dos Anéis”. Trata-se, na verdade, do registro da imagem da estrela HR 4796, localizada a 237 anos-luz da Terra, na constelação de Centauro, envolvida por um disco de poeira cósmica.
O SPHERE (Spectro-Polarimetric High-contrast Exoplanet Research) é especializado na busca de exoplanetas com espectropolarímetros de alto contraste. O instrumento foi desenhado para capturar imagens diretas de planetas extrassolares.
Como a luz de uma estrela consegue esconder totalmente a luz dos planetas que a orbitam, a obtenção de imagens diretas de planetas situados fora da Via Láctea é uma tarefa extremamente difícil. Entretanto, o SPHERE, atualmente instalado no telescópio VLT, no Chile, possui uma avançada tecnologia para detectar pequenos pedaços do céu ao redor das estrelas.

Fonte